Segurança Pública e Guarda Metropolitana alinham ações para emissão da Carteira Funcional, garantindo padronização, segurança e identidade oficial aos servidores da corporação

Documento vai padronizar identificação dos agentes, reforçar a segurança institucional e garantir mais profissionalismo à atuação da Guarda Metropolitana de Palmas.

Hiago Muniz/Governo do Tocantins – 11/04/2025

Carteira atenderá critérios específicos da categoria - Foto: Jodacy Filho/Governo do Tocantins

Na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, se reuniu com representantes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) para discutir a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo da reunião foi estabelecer uma parceria com o Instituto de Identificação para a emissão das carteiras funcionais do efetivo da corporação da GMP, aprimorando a identificação e segurança dos guardas.

 

O novo modelo de documento oferece mais segurança e praticidade, garantindo maior eficiência na atuação do efetivo na Capital. Atualmente, a Guarda Metropolitana de Palmas conta com 300 guardas em operação, e a emissão das carteiras atenderá critérios específicos da categoria, garantindo a padronização e a identificação adequada para todas as necessidades operacionais.

 

Durante a reunião, o secretário Bruno Azevedo demonstrou interesse na demanda apresentada e destacou a importância de agilizar os trâmites necessários para viabilizar a produção dos documentos, reconhecendo a relevância da carteira funcional para a atuação segura e regular dos agentes. “A carteira funcional é um instrumento essencial para garantir a identificação e a legitimidade no exercício das atividades dos guardas. Vamos atuar para que essa medida seja implementada o quanto antes”, afirma o secretário.

 

O comandante da GMP, Gilmar Fernandes, ressaltou a relevância da parceria. “Para nós, essa parceria é fundamental. A confecção da carteira funcional será um grande avanço para nossa categoria, permitindo a padronização e a valorização da nossa identificação”, afirma.

 

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro, também enfatizou a importância da iniciativa. “Nós faremos o Acordo de Cooperação entre as instituições, onde, por meio do Instituto de Identificação faremos as confecções de carteiras, para que atenda as necessidades da categoria”, explica. 

 

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria com o fortalecimento da segurança pública. 

Fonte: Governo do Tocantins