A Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) realizou uma série de fiscalizações nesta semana que resultaram na apreensão de mais de 535 quilos de carne clandestina, 27 mil ovos de galinha impróprios para consumo e 10 quilos de produtos de padaria vencidos em diversos comércios da capital.
A ação, conduzida pela Gerência de Monitoramento e Denúncias da Visa, teve como objetivo garantir a segurança alimentar da população. A equipe atuou principalmente na região sul de Palmas, onde foram apreendidos 15 quilos de vísceras sem origem, 3 quilos de alimentos em más condições, 3 quilos de carne moída fora do padrão e outros 10 quilos de panificados vencidos.
Já na região central, uma operação específica chamada “Pisando em Ovos” foi iniciada após uma denúncia anônima. No local, os fiscais encontraram 27 mil ovos contaminados, com cascas quebradas, mofo, cor alterada, presença de insetos e mau cheiro. Os produtos representavam um grave risco à saúde pública e foram descartados imediatamente.
Todos os itens apreendidos foram inutilizados e as carnes descartadas no Aterro Sanitário Municipal. Os estabelecimentos foram notificados, autuados e receberam os termos de visita fiscal da Vigilância Sanitária.
A Visa orienta os consumidores a sempre verificarem o estado dos alimentos antes da compra. Produtos vencidos, com mofo, odor forte, cor fora do normal ou presença de insetos devem ser denunciados.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais da Ouvidoria da Saúde pelos telefones:
📞 0800 030 1515
📞 (63) 3212-7811 / 7900
Ou pela Ouvidoria Geral do Município:
📞 0800 6464 156
📞 (63) 3212-7144
Também é possível registrar pelo site: palmas.to.gov.br/ouvidoria